segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

ANOTAÇÕES DE MANOEL HEMETÉRIO

 

FOLHA 1

Este livro é dos assentos dos nascimentos, batizados e óbitos de meus filhos.

MANOEL HEMETÉRIO RAPOSO DE MELLO.

Case-me com D. Umbelina Fernandes no dia 30 de janeiro de 1862, na Serra do Frade, da Freguesia de Pau dos Ferros, filha legítima do Coronel José Fernandes de Queiroz e Sá e D.  Margarida Gomes da Silveira. Nasceu no dia 1 de fevereiro de 1847 e faleceu no dia 16 de outubro de 1893, na cidade do Natal.

Foram seus avós paternos o major Domingos Jorge de Sá e sua mulher D.Mari-

FOLHA 2

a José do Nascimento do Sacramento, e avós maternos o coronel Agostinho Fernandes de Queiroz e sua mulher D. Maria José do Sacramento. Foram seus bisavós paternos capitão José Pinto de Queiroz e sua mulher D. Anna Martins de Lacerda e bisavós maternos capitão Mathias Fernandes Ribeiro e sua mulher D. Maria Gomes da Silveira.

O Bisavó Mathias era irmão da bisavó Anna Martins.

Presidiu meu casamento Pe.Clementino José Fernandes, Vigário da Freguesia do Apodi.

FOLHA 3

1ª Maria, nasceu a 10 de janeiro de 1863, em um sábado, às dez horas do dia, na Serra do Frade, Freguesia de N. S da Conceição de Pau dos Ferros, batizou-se a 13de fevereiro do mesmo ano, pelo padre Clementino José Fernandes, foram padrinhos seus avós maternos coronel José Fernandes de Queiroz e Sá e sua mulher D. Margarida Gomes da Silveira, 13/2/63.

Manoel Hemetério Raposo de Mello, casou-se esta a 30 de julho de 1879, na cidade , com  O Dr. Heráclio de Araújo Villar, casamento celebrado pelo Reverendíssimo Vigário do Apodi, Pe. Antonio Dias da Cunha, de licença no respectivo Vigário de Mossoró, Pe, Antonio Joaquim Rodrigues. 3/7/79

Faleceu o marido Dr. Heraclio de Araú-

FOLHA 4

 Jo Villar no dia 25 de abril de 1892, na cidade do Recife, para onde tinha embarcado a 28 de março do mesmo ano, com o fim de tratar-se, 28/04/92.

Marocas faleceu no dia 11 de novembro de 1946 em Natal. (Texto inegável).

FOLHA 5

2ª Urcicina, nasceu a 18 de maio de 1864, às duas horas da tarde, na Fazenda do Brabo – Freguesia de N. S. da Conceição de Pau dos Ferros – foi batizada a 22 do mesmo mês e ano, pelo Pe. Joaquim Manoel de Oliveira, sendo padrinhos seus avós paternos Manoel Nunes de Mello e sua Mulher D. Francisca de Paula Soares de Melo, figurando com procuração deles o tenente corornel Epifânio José de Queiroz e sua mulher Francisca Romana do Sacraento. 22/5/64.

MANOEL HEMETÉRIO RAPÔSO DE MELO

Casou-se esta no dia 12 de fevereiro de 1887, no Engenho – Floresta – da Freguesia de Ceará Mirim, pertencente ao Dr. Heraclio de Araújo Villar, sendo celebrante o Pe. Frederico Soares Rapôso da Câmara. Com o coronel José Ribeiro Dantas – faleceu este de uma sincope.

FOLHA 6

Cardíaca no dia 21 de julho de 1889, no seu Engenho S. Paulo, na mesma Freguesia do Ceará Mirim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MANOEL HEMETÉRIO RAPOSO DE MELO

  MANOEL HEMETÉRIO RAPOSO DE MELO, UNS DOS SÓCIOS FUNDADORES DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO NORTE E FOI DEPUTADO PROVI...